Bolsas

Câmbio

Taiwan expressa desejo de entrar nos mercados do Mercosul através do Paraguai

Assunção, 12 abr (EFE).- O ministro da Economia de Taiwan, John Deng, expressou a vontade do governo da ilha de entrar no mercado do Mercosul através do Paraguai, único aliado taiwanês na América do Sul, durante seu primeiro dia de visita oficial no país.

"Em vista de que o Paraguai tem uma posição muito estratégica no Mercosul também gostaríamos de impulsionar a cooperação entre ambos países para poder entrar neste mercado tão importante", disse Deng após ser recebido pelo chanceler paraguaio, Eladio Loizaga, na sede de chancelaria, em Assunção.

O ministro acrescentou, por meio de um comunicado da chancelaria, que essa aproximação seria possível graças à relação de Taiwan com seu aliado e ao "impressionante" desenvolvimento econômico do Paraguai nos dois últimos anos.

"Também durante os últimos anos Taiwan seguiu importando tanto a carne bovina e a soja e, por isso, gostaríamos de aumentar a importação destes produtos paraguaios", declarou Deng.

Deng participará amanhã de uma nova edição da Conferência de Cooperação Econômica entre Taiwan e Paraguai, cuja meta é criar uma plataforma bilateral de negócios que possa se estender aos países da Ásia e do Mercosul, segundo informou o Ministério de Indústria e Comércio do país sul-americano.

O Paraguai é o único aliado taiwanês na América do Sul e um dos 12 países latino-americanos que mantêm laços diplomáticos com Taiwan e não com a China.

O presidente do Paraguai, Horacio Cartes, deve viajar para Taiwan no próximo dia 20 de maio para participar da cerimônia de posse da nova presidente, Tsai Ing-wen, a primeira mulher à frente do governo da ilha.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos