IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Felipe VI elogia jornalismo profissional e sua insubstituível função social

13/07/2016 09h27

Madri, 13 jul (EFE).- O rei da Espanha, Felipe VI, elogiou nesta quarta-feira o jornalismo profissional, um ofício no qual afirmou crer "firmemente" porque exerce uma função necessária, insubstituível e essencial em qualquer sociedade democrática ciente de seus direitos e liberdades.

Felipe VI presidiu a cerimônia de entrega do Prêmio Internacional de Jornalismo Rei da Espanha e do Prêmio Don Quixote, que nesta edição distingue trabalhos do peruano Mario Vargas Llosa, Nobel de Literatura, e de profissionais de Bolívia, Brasil, Colômbia, Espanha, Portugal e Uruguai, que abordam vivências pessoais e dramas humanos baseados na exploração ou na pobreza.

Realizados anualmente pela Agência Efe e pela Secretaria de Estado de Cooperação Internacional e para a Região Ibero-americana, com patrocínio do grupo OHL, o XXXIII Prêmio Rei da Espanha foi entregue em Madri, junto ao XII Prêmio Don Quixote, apoiado pela empresa pública Tragsa.

"Acredito firmemente em vossa profissão", disse o monarca aos jornalistas em seu discurso de encerramento, no qual avaliou a "importante função social" do jornalismo aos cidadãos, por contribuir com "rigor, informação e chaves para entender melhor o que ocorre no mundo".

O rei da Espanha também destacou a "capacidade de adaptação" do jornalismo aos novos desafios impostos pela tecnologia.

Felipe VI revelou que fica orgulhoso pelo fato de os prêmios entregues hoje levarem o nome de "Rei da Espanha", o que permite ressaltar o "compromisso forte da Coroa com o jornalismo e, ao mesmo tempo, com o mundo de língua espanhola e portuguesa".

"Foram reconhecidos expoentes do melhor jornalismo em espanhol e em português no mundo todo, cujo trabalho foi contemplado com prêmios que provam o altíssimo nível do jornalismo ibero-americano em todas suas facetas e em todos os seus veículos de imprensa", afirmou o monarca aos premiados.

A vice-presidente do Governo da Espanha, Soraya Sáenz de Santamaría, e o secretário de Estado de Cooperação Internacional, Jesús Gracia, participaram da cerimônia junto com o presidente da Agência Efe, José Antonio Vera, um evento que também teve a presença de representantes dos setores empresarial, cultural e político.