IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Rodovia no Texas é destaque em prêmio de Parcerias Público-Privadas nos EUA

27/07/2016 18h01

Redação Central, 27 jul (EFE).- A nova rodovia Grand Parkway, em execução no estado do Texas, foi apontada como o melhor projeto na categoria Infraestrutura pelo Conselho Nacional de Parcerias Público-Privadas (NCPPP, na sigla em inglês) dos Estados Unidos.

Com quase 300 quilômetros de extensão, a Grand Parkway cruza sete condados de Houston e é administrada pelo Departamento de Transporte do estado.

Para o conselho, o projeto foi destaque por utilizar de forma "eficaz e organizada" elementos como a "construção, o design e seus financiamentos", além de possuir uma "integração entre os parceiros públicos e privados" que a torna "um marco em iniciativas de transporte".

O NCPPP é um fórum de ideias e inovação na área de parcerias, formado por empresas do setor público e privado.

Construído pela Odebrecht Construction USA em joint venture com a empresa americana Zachry Corp., a Grand Parkway já trouxe desenvolvimento na área de imóveis, com a chegada de conjuntos residenciais e escritórios comerciais na região, além de oferecer uma nova rota de evacuação em situações de emergência ou ocorrência de furacão.

Quando concluída, a rodovia permitirá maior conectividade entre outras estradas, redução de congestionamentos, aprimoramento de mobilidade e novas opções de rotas de viagem para atender o crescimento demográfico e econômico de Houston.