IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Moradores de Veneza se rebelam contra turismo mal-educado

20/08/2016 10h33

Roma, 20 ago (EFE).- Vários cartazes convidam os turistas a ir embora e nos quais inclusive são desenhados como porcos que sujam Veneza (nordeste da Itália) foram distribuídos pela cidade nesta semana após os últimos episódios de pouca educação e da degradação fruto do turismo de massa.

Cada vez mais irritados, os residentes de Veneza reagiram pendurando cartezes em inglês que diziam: "Vão embora turistas" e "Vocês não são bem-vindos", com um claro objetivo de alertar sobre o mau comportamento dos visitantes que a cada dia chegam à cidade dos Canais.

Em um dos cartazes, um turista era representado por um porco, vestido com calças curtas e sem camiseta, que jogava lixo pela cidade. Sobre o desenho estava escrito "STOP" (pare).

O protesto ocorre após um novo verão no qual o turismo de massa, mas sobretudo com pessoas consideradas mal-educadas, deixou imagens como a de um grupo de jovens que em 17 de agosto tentou saltar no Grande Canal para se refrescar ou o salto de dois meninos desde a ponte della Paglia.

O jornal "Corriere della Sera" ilustra a imagem de uma Veneza na qual os turistas abrem as tendas de campanha nos jardins da cidade, organizam refeições às margens dos canais e sobretudo produzem toneladas de lixo que se acumulam em todos os cantos.

Segundo o jornal local "Corriere del Veneto", todos os dias 30 metros cúbicos de resíduos são coletados.

Além disso, com a presença em massa de turistas também aumentou o número de roubos e só em agosto já ocorreram 120 detenções, informa o jornal.

Perante os últimos episódios, como o de 13 de agosto quando um turista bêbado que saltou da ponte de Rialto e caiu sobre uma barca que passava no momento, o prefeito da cidade, Luigi Brugnaro, reiterou seu pedido de maiores poderes em matéria de ordem pública.

"Contra ladrões, vândalos e bêbados. Uma noite no calabouço", escreveu Brugnaro em sua conta no Twitter.

Mas para o "Corriere della Sera" outro problemas em Veneza é o "estresse" de seus próprios residentes que "explodem de maneira indecente com a inundação de turistas".

Segundo o último relatório da Guarda di Finanza (Polícia Financeira italiana), são 1,9 mil os alojamentos registrados para os visitantes de Veneza.

Os venezianos preferem deixar a cidade e alugar suas casas como "Bed and Breakfast" (Cama e café da manhã), por isso que o despovoamento da cidade cresce com cerca mil moradores a menos por ano e atualmente são apenas 55 mil os residentes, enquanto em 2015 passaram por Veneza 34 milhões de visitantes.