Bolsas

Câmbio

Coreia do Norte afirma ter testado com sucesso motor de novo foguete espacial

Tóquio, 20 set (EFE).- A Coreia do Norte afirmou nesta terça-feira (data local) ter testado com sucesso um motor de alta potência de um novo foguete espacial para levar satélites geoestacionários, segundo informou a agência estatal norte-coreana de notícias "KCNA".

O líder norte-coreano Kim Jong-un supervisionou o teste subterrâneo no Centro Espacial Sohae, cujo fim era "confirmar a função da câmara de combustão, a exatidão do funcionamento das válvulas e os sistemas de controle e confiabilidade do motor durante o tempo de trabalho de 200 segundos", detalhou a agência.

O êxito da fabricação do motor, que alcançou "os valores estimados" durante o teste oferece à Coreia do Norte a capacidade suficiente para lançar vários tipos de satélites, inclusive aqueles de observação da Terra, como parte do programa espacial de cinco anos do regime, destacou a "KCNA".

Trata-se da primeira aparição pública de Kim informada pelos veículos de comunicação estatais deste país desde que Pyongyang realizou seu quinto teste nuclear no último dia 9 de setembro.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos