Bolsas

Câmbio

Dow Jones fecha praticamente estável

Nova York, 28 out (EFE).- O índice Dow Jones Industrial fechou nesta sexta-feira em leve baixa de 0,04%, após o anúncio de novas pesquisas do FBI envolvendo o e-mail particular da candidata à presidencia dos Estados Unidos pelo Partido Democrata, Hillary Clinton.

O principal indicador da Bolsa de Nova York perdeu 7,33 pontos e ficou com 18.162,35. Já o seletivo S&P 500 caiu 0,31%, para 2.162,48 pontos, e o índice composto da Nasdaq recuou 0,5% e fechou aos 5.190,10.

Embora tanto na abertura como na metade do pregão tenha prevalecido a tendência de alta devido ao anúncio de um crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos maior que o esperado pelos analistas, tudo mudou com a divulgação de que o FBI decidiu reabrir as investigações sobre o uso de um servidor privado de e-mail pela candidata à presidência dos Estados Unidos, Hillary Clinton, enquanto secretária de Estado.

O impacto da notícia nos mercados também se viu no índice de volatilidade Vix, que subiu para um nível não alcançado em mais de um mês.

"A maioria das pessoas antecipava uma vitória de Hillary, e de repente as águas voltaram a turvar", afirmou Wayne Kaufman, analista da Financial Services, ao site "MarketWatch".

"Os mercados odeiam a incerteza mais que qualquer outra coisa", acrescentou.

No Dow Jones, as principais altas foram dos papéis de Chevron (3,9%), General Electric (2,06%) e United Techonologies (1,77%). As quedas mais acentuadas foram das ações de Merck (4%), Exxonmobil (-2,46%) e Pfizer (-1,69%).

No momento do fechamento do pregão em Wall Street, a onça do ouro subia para US$ 1.276,60, e a rentabilidade dos títulos da dívida pública americana com prazo de dez anos aumentava para 1,847%.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos