IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Brasil, Espanha e Portugal debatem sobre jornalismo e dispositivos móveis

21/11/2016 16h35

Guarda (Portugal), 21 nov (EFE).- A Universidade da Beira Interior, na cidade portuguesa de Covilha, realizará nos próximos dois dias o terceiro congresso intitulado "Jornalismo e dispositivos móveis", que contará com a presença de professores e pesquisadores de Brasil, Espanha e Portugal.

Da parte espanhola, concederá uma palesta na terça-feira a especialista em "cibermeios" da Universidade de Santiago de Compostela, María Cruz Negreira, que falará sobre "Os cibermeios hiperlocais no móvel" e fará uma análise de seis aplicativos espanhois para smartphones.

Maribel Fidalgo, do Departamento de Comunicação e Sociologia da Universidade de Salamanca, participará na quarta-feira com uma dissertação sobre jornalismo e telefones celulares. No mesmo dia, a pesquisadora espanhola Miriam Pallarés abordará a narrativa radiofônica e os dispositivos móveis.

Além disso, Begoña Ivors, da Universidade de Valência, e Montserrat Jurado, doutora em Jornalismo pela Universidade Complutense de Madri, dissertarão sobre informação gráfica nos dispositivos móveis.

O professor de Jornalismo na Universidade de Navarra, Ramón Salaverría, será outro dos espanhóis que discursarão neste congresso.

O encontro contará com a presença de Eduardo Campos Pellanda, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS); Alexandre Brito, subdiretor de Informação da RTP (Rádio Televisão de Portugal); e do diretor de conteúdos digitais do jornal "Público", Diogo Queiroz, entre outros especialistas.