IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

México promete "olhar para o futuro" no novo Nafta

16/08/2017 13h20

Washington, 16 ago (EFE).- O secretário de Economia do México, Ildefonso Guajardo, afirmou nesta quarta-feira que o país quer "olhar para o futuro, e não para o passado", no início da renegociação do Tratado de Livre-Comércio da América do Norte (Nafta) com Estados Unidos e Canadá, e defendeu um "pacto com mais comércio, e não menos".

"Estamos desejando renovar a nossa aliança norte-americana. Vamos olhar para o futuro, e não para o passado", disse Guajardo em declaração formal ao começo da primeira rodada de conversas, que durarão até o domingo em Washington.

Guajardo, que esteve acompanhado pela ministra de Relações Exteriores do Canadá, Chrystia Freeland, e pelo representante de Comércio Exterior dos EUA, Robert Lighthizer, ressaltou que o México buscará "conseguir um melhor acordo" que fomente "mais comércio, e não menos".

"Para que dê certo, tem que funcionar para todas as partes envolvidas, de outra forma não é um acordo", afirmou Guajardo.

Além disso, enfatizou que a chave é que o novo "Nafta não rompa com o que funcionou", e destacou que o México buscará desempenhar "um papel construtivo" nas negociações.

Entre as metas do México estão fortalecer a competitividade na América do Norte, alcançar um comércio regional inclusivo e responsável, aproveitar as oportunidades da economia do século XXI e promover confiança no comércio e em investimentos.

Após as declarações oficiais, os chefes negociadores darão início às conversações nesta quarta-feira, todos eles veteranos especialistas em matéria de comércio.

O representante do México será Kenneth Smith, encarregado de comércio da embaixada mexicana em Washington e que já participou da negociação do acordo inicial. Os EUA estarão presentes com John Melle, atual assistente de Comércio Exterior para a Hidrosfera Ocidental, enquanto o Canadá será liderado por Steve Verheul, que já esteve à frente do recente pacto do país com a União Europeia (UE). EFE

afs/vnm

(foto) (vídeo)