IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Cazaquistão se prepara para acolher 62ª Conferência de Pugwash

23/08/2017 14h42

Astana, 23 ago (EFE).- A capital do Cazaquistão, Astana, prepara-se para sediar de 26 a 29 de agosto a 62ª edição da Conferência de Pugwash sob o tema "Enfrentando novos perigos nucleares", que reunirá representantes de 46 países.

A cerimônia de inauguração deste fórum científico contará com a participação do presidente de Pugwash, Jayantha Dhanapala, bem como da secretária-geral adjunto e Alta Representante para Assuntos de Desarmamento da ONU, Izumi Nakamitsu, e o secretário-executivo da Organização do Tratado para a Proibição Total dos Testes Nucleares, Lassina Zerbo.

O presidente do Senado cazaque, Kasym Zhomart Tokayev, pronunciará o discurso de abertura.

O movimento Pugwash foi fundado em 1957 no Canadá, chegando a ganhar o Nobel da Paz em 1995 pelos seus esforços ao desarmamento nuclear.

A pretensão com esta conferência é chegar a um mundo livre de armas nucleares e de outros armamentos de destruição em massa.

Por outro lado, este país prepara a abertura do Banco de Urânio Enriquecido (LEU, por sua sigla em inglês) em 29 de agosto.

Essa instalação pretende proporcionar uma reserva de combustível que ficará à disposição dos Estados-membros da Agência Internacional de Energia Atômica (OIEA), a preço de mercado, caso não sejam capazes de obter urânio pouco enriquecido para a geração de energia no mercado comercial mundial.

A abertura do LEU coincidirá com o fechamento do local de testes nucleares Semipalatinsk em 1991 por ordem do ainda presidente cazaque, Nursultan Nazarbayev, e com o Dia Internacional das Nações Unidas contra os Testes Nucleares.

Além disso, está previsto que uma delegação americana, presidida pelo secretário de Energia, Rick Perry, visite a capital cazaque na próxima segunda-feira por causa da Expo Astana 2017, focada nas energias renováveis.