IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Renegociação do Nafta é prolongada até primeiro trimestre de 2018

17/10/2017 18h22

Washington, 17 out (EFE).- Estados Unidos, México e Canadá anunciaram nesta terça-feira que realizarão rodadas adicionais de renegociação do Tratado de Livre Comércio da América do Norte (Nafta), um diálogo que será prolongado até o primeiro trimestre do próximo do ano devido às significativas diferenças conceituais.

"As novas propostas criaram desafios, e os ministros discutiram as significativas diferenças conceituais. Rodadas adicionais de negociação serão estabelecidas no primeiro trimestre de 2018", indicou o comunicado conjunto dos três países lido pelo representante de Comércio Exterior dos EUA, Robert Lighthizer.

Os próximos diálogos, que terão a participação de Lighthizer, do secretário de Economia do México, Ildefonso Guajardo, e da ministra de Relações Exteriores do Canadá, Chrystia Freeland, estão marcadas para ocorrer entre os dias 17 e 21 de novembro na Cidade do México.

O objetivo, segundo o comunicado conjunto, é "manter um maior período de tempo entre as sessões antes da próxima rodada para avaliar as propostas e explorar modos criativos de resolver as diferenças".

Parte dos obstáculos nas negociações do Nafta foram as exigências dos EUA, que querem, entre outras coisas, um aumento da cota de componentes americanos em veículos, uma medida que tem a oposição de México e Canadá.

Além disso, Lighthizer confirmou que não haverá um texto sobre o Nafta no fim do ano, como tinham dito os três países no início.

A renegociação do Nafta começou em agosto após um pedido do presidente dos EUA, Donald Trump, que considera o tratado como um "desastre" e que ameaçou encerrá-lo de forma unilateral em várias ocasiões.