IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Imprensa francesa critica declaração de independência da Catalunha

28/10/2017 06h26

Paris, 28 out (EFE).- A imprensa francesa se mostrou neste sábado crítica em seus editoriais à declaração de independência do Parlamento catalão e preocupada com a situação que poderia derivar em violência.

O meio que mais críticas faz é o jornal conservador "Le Figaro", que traz como manchete "Viagem ao absurdo" e denuncia que o fato de que a Espanha tenha caído "na pior crise política da sua história há décadas" fosse o que "os extremistas da ruptura" queriam.

O jornal de esquerda "Libération" considera que com o ocorrido ontem são "os mais radicais dos independentistas os que ganharam, ao levar s Espanha para o caos".

O "Libération " previne que com o dispositivo adotado para assumir os poderes autônomos, o presidente do Executivo espanhol, Mariano Rajoy "embarca em processo complexo que corre o risco de levá-lo ao uso da força".

O popular "Le Parisien" apresenta a crise catalã no contexto europeu e se queixa que a União não tenha atuado nem tenha se posicionado frente à queda de braço que acontecia diante das câmeras entre Rajoy e o presidente catalão, Carles Puigdemont.