IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Coreia do Norte dispara míssil balístico na direção do Mar do Japão

28/11/2017 18h29

(Atualiza com mais detalhes e reação do governo do Japão).

Seul, 28 nov (EFE).- A Coreia do Norte disparou nesta terça-feira um míssil balístico de categoria ainda desconhecida na direção do Mar do Japão, o que marca seu primeiro teste de armas em mais de 70 dias, segundo o Exército sul-coreano.

O míssil foi lançado nas cercanias de Pyongsong, província de Pyongan do Sul (ao norte da capital norte-coreana), de acordo com um breve comunicado do Estado Maior Conjunto (JCS) da Coreia do Sul.

O lançamento teria ocorrido por volta das 3h17 locais de quarta-feira (16h17 de terça-feira em Brasília).

Tanto as autoridades em Seul como em Washington analisam os detalhes relacionados com o projétil, como sua categoria de voo e trajetória.

Na capital americana, um porta-voz do Departamento de Defesa dos Estados Unidos afirmou que o lançamento está sendo analisado.

O governo do Japão informou que o míssil voou por cerca de 50 minutos e caiu no mar a 210 quilômetros do litoral da província de Aomori, em águas que pertencem à zona econômica especial do país.

Este é o primeiro projétil que Pyongyang dispara desde 15 de setembro, quando lançou um míssil de alcance médio que sobrevoou o norte do Japão antes de cair no mar.

Poucos minutos depois do lançamento norte-coreano, o Exército da Coreia do Sul ensaiou um ataque de precisão com mísseis em resposta à ação de Pyongyang, mas não deu detalhes sobre o exercício.

O teste de hoje é o 20º com mísseis que Pyongyang realizou em 2017.