ipca
-0,09 Ago.2018
selic
6,5 19.Set.2018
Topo

Argentina destaca compromisso do G20 com "benefícios" do comércio global

20/03/2018 19h11

Buenos Aires, 20 mar (EFE).- A Argentina, que ocupa a presidência rotativa do G20 neste ano, destacou nesta terça-feira o compromisso dos ministros de Finanças e presidentes dos bancos centrais do grupo sobre os "benefícios" do comércio internacional.

Ao término da primeira reunião ministerial de 2018 do bloco, realizada em Buenos Aires, o ministro de Fazenda argentino, Nicolás Dujovne, disse que foram mantidas a posição de "rejeitar as desvalorizações competitivas como mecanismo comercial" e uma "visão positiva sobre o comércio internacional".

"Há um ânimo muito construtivo na agenda de comércio", ressaltou o presidente do Banco Central argentino, Federico Sturzenegger, na entrevista coletiva final da reunião ministerial.

A reunião dos ministros de Finanças do grupo das 20 maiores economias desenvolvidas e em desenvolvimento se realiza duas semanas após o governo dos Estados Unidos ter anunciado que aplicará tarifas extraordinárias às importações de aço e alumínio.

Apesar das tensões geradas por essa decisão, Dujovne disse que nos debates dos últimos dias em Buenos Aires sobressaiu a visão de que "não existe" nem estamos "às portas" de uma "guerra comercial" mundial.

Dujovne esclareceu que não foram abordadas as tarifas em "particular", mas o comércio em geral e uma "visão positiva" deste para "gerar emprego, trabalho e produtividade".

O ministro argentino disse que a Argentina reafirma o apego ao multilateralismo e às normas da Organização Mundial do Comércio e reiterou que o país pediu a Washington que as exportações argentinas não sejam alcançadas pelas tarifas extraordinárias.

"Estamos esperando uma resolução dos Estados Unidos no futuro, que não tem porque ser imediato", disse Dujovne.

Mais Economia