IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

BC turco sobe taxas de juros para deter desvalorização da lira

23/05/2018 16h02

Istambul, 23 mai (EFE).- O Banco Central (BC) da Turquia aumentou nesta quarta-feira as taxas de juros em reunião de emergência para tentar deter a desvalorização da lira em relação a outras divisas internacionais de referência, informou a entidade.

O emissor elevou os juros do 13,5% para 16,5% após uma reunião extraordinária do seu comitê de política monetária.

"O Banco Central continuará usando todos os instrumentos disponíveis com o objetivo da estabilidade de preços", disse a entidade em comunicado.

O BC turco atuou após semanas de turbulência nos mercados de divisas, com a lira turca perdendo desde o final de 2017 cerca de 20% do seu valor frente ao dólar.

O vice-primeiro-ministro turco Mehmet Simsek apoiou em mensagem no Twitter a decisão do BC para que faça "o necessário para conter a queda da lira e conseguir a estabilidade de preços".

O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, que busca a reeleição no próximo mês, se opôs publicamente a qualquer endurecimento da política monetária.

Após a alta de juros a lira subiu e recuperou parte do que perdeu hoje.

Os investidores temem um reaquecimento da economia turca com uma inflação atual de cerca de 10% e também que as dívidas de várias companhias em moeda estrangeira não possam ser devolvidas.