IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Autoridades dos EUA bloqueiam imposição de tarifas ao papel do Canadá

29/08/2018 14h25

Washington, 29 ago (EFE).- A Comissão de Comércio Internacional dos Estados Unidos (USITC, em inglês) bloqueou nesta quarta-feira a imposição de tarifas sobre o papel procedente do Canadá usado para a impressão de jornais, ao considerar que "não prejudica a indústria americana", informou a instituição.

"A Comissão de Comércio Internacional dos EUA chegou a uma decisão negativa na fase final das investigações por antidumping e medidas compensatórias com relação ao papel procedente de madeira triturada do Canadá", afirmou a organização em comunicado.

Esta decisão ocorre em um momento em que EUA e Canadá renegociam as condições do Tratado de Livre-Comércio da América do Norte (NAFTA), depois que Estados Unidos e México anunciaram ter chegado a um acordo na segunda-feira.

O Governo americano resolveu impor um encargo às exportações desse produto após um pedido expresso da empresa de celulose North Pacific Paper Company (Norpac), com sede no estado de Washington, que denunciou que as "práticas injustas" do setor madeireiro canadense prejudicavam a indústria local.

A Administração dos EUA, que realiza uma guerra protecionista, especialmente com o Canadá, propôs a implantação de tarifas a este tipo de produto, uma medida que foi, por sua vez, criticada por associações de impressores e veículos de imprensa.

"Hoje é um grande dia para o jornalismo americano. A decisão do USITC ajudará a preservar a vitalidade dos jornais locais e evitará novas perdas de postos de trabalho nos setores editoriais", afirmou em comunicado o diretor da organização News Media Alliance, David Chavern, que aglutina empresas do setor.