IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

BREXIT UE

23/11/2018 15h45

Por ocasião da reunião de chefes de Estado e de Governo da União Europeia que pode ratificar o acordo do Brexit e que será realizada neste domingo, a Agência Efe envia hoje uma série especial com os seguintes conteúdos:.



ACORDO - Bruxelas - União Europeia (UE) e Reino Unido se aproximam do fim de uma relação de 45 anos com um acordo de 585 páginas, 185 artigos, três protocolos e vários anexos.



R.UNIDO - Londres - O Reino Unido precisa decidir entre aceitar o acordo do Brexit - elaborado pela primeira-ministra, Theresa May, em conjunto com a União Europeia (UE) e que foi recebido com duras críticas por quase todos os setores políticos - e a opção de se arriscar a abandonar o bloco sem um pacto no dia 29 de março.



CALENDÁRIO - Bruxelas - O Brexit entra em sua fase final após o acordo firmado pelas equipes de negociação do Reino Unido e da União Europeia, faltando apenas os últimos trâmites para que a saída efetiva dos britânicos do bloco seja formalizada.



GIBRALTAR - Bruxelas - Os negociadores do Reino Unido e da União Europeia chegam à reta final das conversas sobre o Brexit com um calendário apertado e a meta de resolverem até a cúpula deste domingo os capítulos do texto que não agradaram aos países-membros, como as dúvidas da Espanha sobre Gibraltar.



CIDADÃOS - Bruxelas - O acordo do Brexit confirma vários compromissos que Reino Unido e União Europeia tinham firmado no fim do ano passado durante as negociações sobre os direitos que os cidadãos das partes envolvidos teriam depois da separação.



ECONOMIA - Londres - As dificuldades enfrentadas pelas empresas do Reino Unido para planejar o futuro após a saída da União Europeia e os temores quanto aos efeitos do Brexit sobre a libra esterlina estão colocando a economia da região em xeque.