IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Banco francês recebe multa milionária por erros em luta antiterrorista

24/12/2018 10h26

Paris, 24 dez (EFE).- O órgão de controle do sistema bancário e de seguros na França, a Autoridade de Supervisão e Resolução Prudencial (ACPR, na sigla em francês), anunciou nesta segunda-feira que sancionou a entidade La Banque Postale (LBP) com 50 milhões de euros de multa por erros em seu dispositivo de luta contra o financiamento do terrorismo.

A resolução enfatizou a ausência de um dispositivo que permitisse que o banco detectasse, antes de sua execução, as transferências monetárias em benefício de pessoas que estavam sujeitas ao congelamento de ativos.

Entre dezembro de 2009 e março de 2017, o LBP executou pelo menos 75 transferências desse tipo em nome de clientes cujas identidades correspondiam a pessoas que estavam sujeitas a um congelamento, em nove de cada dez casos por atividades terroristas.

A ACPR destacou que auditorias internas de junho de 2015 já alertavam para os riscos do descumprimento da obrigação de ter esse dispositivo de detecção.

O órgão em sua decisão ressaltou que as dificuldades técnicas não podem justificar um atraso de vários anos para corrigir uma disfunção desta importância, e salientou que as correções aplicadas em 2017 não foram feitas em uma margem de tempo aceitável.

A ACPR acrescentou que o La Banque Postale não tinha conhecimento suficiente dessas transferências, que implicavam movimentos de dinheiro vivo, que, "pela sua natureza, carregam riscos particulares".

O LBP, por sua vez, decidiu apresentar um recurso contra esta sanção ao Conselho de Estado, o principal órgão da jurisdição administrativa na França. EFE