Bomba da II Guerra Mundial que forçou evacuação de franceses é destruída
Paris, 17 fev (EFE).- Os artífices destruíram neste domingo uma bomba da II Guerra Mundial encontrada ao norte de Paris em uma operação programada que forçou a evacuação de cerca de 1,8 mil pessoas, a interrupção de transportes públicos e de grandes vias de comunicação.
A destruição da bomba foi realizada "sem incidentes", afirmou a polícia no Twitter, ao mesmo tempo que anunciou a suspensão das restrições que tinham sido impostas.
O artefato pesava no total entre 400 e 500 quilos e levava uma carga explosiva de cerca de 250 quilos, precisou à Agência Efe um porta-voz da polícia.
Os artífices tinham decidido deslocá-la por várias dezenas de metros desde o local onde foi encontrada em 4 de fevereiro até um ponto onde foi escavado um buraco para enterrá-la a sete metros de profundidade e provocar a detonação com o menor impacto possível.
Era de fabricação americana e provavelmente tinha sido lançada por um avião britânico em abril de 1944, quando Paris ainda estava ocupada pelos nazistas.
A bomba foi encontrada no dia 4 de fevereiro durante obras junto a um dos corredores ferroviários de entrada à capital francesa e como não pôde ser desativada completamente, ficou decidido por sua destruição controlada.
A evacuação de habitantes pela aparição de bombas da Segunda Guerra Mundial é um fenômeno não muito frequente no interior da cidade de Paris, mas acontece regularmente em outros lugares da área metropolitana, que foram mais atacados durante a disputa. EFE
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.