Reino Unido diz que voos para a UE continuarão em caso de "Brexit" sem pacto
Londres, 7 mar (EFE).- O Ministério de Transporte do Reino Unido informou nesta quinta-feira que os voos entre o território britânico e países da União Europeia (UE) continuarão em caso de um "Brexit" sem acordo no próximo dia 29.
O Reino Unido oferecerá direito de acesso ao país às companhias aéreas comunitárias até março de 2020, depois que a Comissão Europeia (CE) fez a mesma oferta em fevereiro para as companhias aéreas britânicas, indicaram fontes oficiais.
O dia 29 de março é a data fixada para a saída do Reino Unido do bloco europeu, mas há uma grande incerteza sobre os termos em que isso se dará, pois o acordo negociado entre Londres e Bruxelas já foi rejeitado pelo Parlamento britânico.
Espera-se que no dia 12 o governo de Theresa May apresente à Câmara dos Comuns outra vez o pacto, possivelmente com algum apêndice para resolver a polêmica cláusula irlandesa - pensada para evitar uma fronteira dura entre as duas Irlandas -, a fim de conseguir finalmente que o documento passe pelo trâmite parlamentar.
O ministro de Transporte, Chris Grayling, disse que o objetivo do governo é dar "certeza e garantia" ao setor aéreo e aos consumidores, e "minimizar a possibilidade de um transtorno" nos voos.
Cerca de 164 milhões de pessoas viajam entre o Reino Unido e a UE a cada ano, por isso estas medidas ajudarão os passageiros a continuar reservando voos se houver ou não acordo para o "Brexit", segundo o Ministério de Transporte.
O tratado negociado entre Londres e Bruxelas, caso finalmente seja aprovado pelo Parlamento britânico, fixa um período de transição até o final de 2020, quando ambas as partes esperam ter chegado a um acordo sobre sua futura relação comercial. EFE
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.