Roraima sente blecaute na Venezuela e ativa termoelétricas
São Paulo, 8 mar (EFE).- O estado de Roraima se viu afetado pelo blecaute registrado na Venezuela, país responsável por 60% do abastecimento elétrico da região, e opera agora por meio de termoelétricas, confirmaram nesta sexta-feira fontes oficiais.
O secretário de estado de Roraima, Carlos Andrade, explicou à Agência Efe que a situação registrada nesta sexta-feira no sistema elétrico é "comum" na região devido à dependência da Venezuela, país que atravessa por uma profunda crise econômica, política e social.
De fato, Roraima é o único dos 27 estados do Brasil que não está vinculado ao Sistema Interligado Nacional (SIN), razão pela qual pode ser abastecido apenas com a energia venezuelana ou a gerada por suas quatro termoelétricas.
Nesse sentido, Andrade ressaltou a necessidade de acelerar a construção do Linhão de Tucuruí, que vai permitir interligar o estado ao sistema elétrico nacional.
"Essa linha já tinha que estar pronta em 2015, ainda nem começou", lamentou.
O consumo elétrico em Roraima aumentou nos últimos meses diante da chegada a esse estado de milhares de cidadãos venezuelanos que fogem da crise no seu país.
Roraima é a principal porta de entrada dos imigrantes venezuelanos, mas o governo do presidente Nicolás Maduro decretou há duas semanas o fechamento da fronteira com o Brasil para impedir a entrada de ajuda humanitária solicitada pelo líder do parlamento venezuelano, Juan Guaidó. EFE
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.