Dow Jones fecha em baixa de 0,33%
Nova York, 20 mai (EFE).- O índice Dow Jones Industrial fechou nesta segunda-feira em baixa de 0,33% em um pregão negativo para as empresas do setor tecnológico, afetadas pelas medidas impostas pelos Estados Unidos contra a gigante chinesa Huawei.
O principal indicador da Bolsa de Nova York perdeu 84,10 pontos e agora tem total de 25.679,90. O seletivo S&P 500 caiu 0,67%, para 2.840,23, e o índice composto da Nasdaq recuou 1,46% e fechou aos 7.702,38 pontos.
O pregão nova-iorquino abriu em baixa e manteve a tendência ao longo do pregão como resultado de novas tensões comerciais entre Estados Unidos e China, após a divulgação de um veto das principais empresas de tecnologia americanas contra a chinesa Huawei, segunda maior vendedora de smartphones do mundo.
Entre essas companhias que aplicaram a medida está o Google, que anunciou que deixará de fazer negócios com a Huawei que envolvam transferência de equipamentos, programas e serviços técnicos, a não ser os que tiverem licenças de código aberto. Com isso, por exemplo, os usuários de celular da companhia chinesa não receberão atualizações completas do sistema operacional Android.
A medida responde à declaração de emergência feita na semana passada pelo presidente dos EUA, Donald Trump, que proíbe as companhias americanas de negociar com empresas estrangeiras que supostamente tentam espionar o país.
O mercado reagiu hoje de forma negativa, e uma das empresas mais afetadas foi a Apple, cujas ações caíram 3,13% - a maior queda do dia no Dow Jones, seguida pelas de Intel (-2,96%), Nike (-2,03%), 3M (-1,68%), Microsoft (-1,44%), e Dow Inc (-1,42%). As maiores altas foram dos papéis de UnitedHealth (1,91%), Verizon (1,58%) e Walmart (0,65%).
No horário de fechamento da bolsa, a onça do ouro subia para US$ 1.277,60, e a rentabilidade dos títulos do tesouro americano com vencimento em 10 anos aumentava para 2,417%. EFE
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.