IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Fed anuncia nova redução dos juros nos EUA

30/10/2019 16h40

Washington, 30 out (EFE).- O Federal Reserve (Fed), banco central dos Estados Unidos, anunciou nesta quarta-feira um novo corte na taxa básica de juros, o terceiro consecutivo, ao final da reunião de seu comitê de política monetária (Fomc).

A redução foi de um quarto de ponto percentual, que deixa a taxa no patamar de 1,5% a 1,75%, em meio a preocupações com uma desaceleração econômica nos EUA e no mundo.

A decisão, segundo um comunicado do Fed, foi tomada após aprovação de oito dos dez membros permanentes da diretoria do banco central. Os outros dois votaram contra.

No entanto, o texto ressalta que a economia dos EUA "ainda está crescendo em ritmo moderado e que será feita uma pausa para "avaliar a evolução econômica" e analisar o "rumo adequado" do intervalo das taxas de juros.

A próxima reunião do Fed, a última de 2019, será realizada em meados de dezembro.

A redução dos juros foi anunciada no mesmo dia em que o Departamento do Comércio informou que a economia americana cresceu 1,9% no terceiro trimestre, menos que os dois anteriores (3,1% no primeiro e 2% no segundo). Entretanto, segundo alguns analistas, o resultado foi melhor que o previsto - era esperada uma alta de 1,4% a 1,6%. EFE