IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Contração do comércio global se manterá no 4º trimestre, prevê OMC

18/11/2019 16h02

Genebra, 18 nov (EFE).- As tendências para o transporte aéreo de carga, o comércio de matérias-primas e o de componentes eletrônicos, entre outros, indicam a continuidade da contração do comércio mundial no quarto trimestre de 2019, informou a Organização Mundial do Comércio (OMC).

A organização divulgou nesta segunda-feira os cálculos do Barômetro do Comércio de Mercadoria, que aponta para uma contração quando está abaixo de 100 pontos. De acordo com a entidade, o número está situado em 96,6 pontos, mais do que no terceiro trimestre (95,7, a pior marca em nove anos), mas ainda gerando incertezas.

Os dados "mostram uma certa melhora com relação ao números anteriores, mas seguem abaixo da marca dos 100 pontos, sugerindo que a fraqueza do tráfego de mercadorias continua no quarto trimestre" avalisou a OMC.

Cinco dos seis subíndices com os quais o barômetro trabalha também mostraram contração, com destaque para a debilidade dos setores da eletrônica (88,2) e do comércio de matérias-primas (91,4), sendo o de demandas de transporte marítimo o único que conseguiu se expandir (100,8).

A OMC analisou que os números baixos do setor de alta tecnologia são um reflexo dos aumentos de tarifa, como, por exemplo, na guerra comercial entre China e Estados Unidos.

Em outubro, a OMC reduziu de maneira significativa a previsão de crescimento para o comércio global em 2019, de 2,6%, em março, para 1,2%. EFE