Facebook lança Shops, sua aposta no comércio digital em tempos de quarentena
Através do Shops, ferramenta gratuita para uso das companhias, elas podem criar um catálogo com todos os seus produtos e respectivos preços em sua página do Facebook, perfil no Instagram, 'stories' e em anúncios pagos na plataforma, tudo isso sem a necessidade de fazer o upload das imagens e informações a cada vez. Além disso, é possível finalizar pagamentos.
A integração total dos aplicativos do Facebook e a centralização em uma única ferramenta são as principais novidades do Shops e representam um salto para a empresa sediada em Menlo Park (Califórnia, EUA), que vem tentando fazer nome no mundo do comércio eletrônico há anos.
"É uma experiência simples e consistente em todos os aplicativos, o que a torna mais fácil para as pessoas", declarou o cofundador e CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, na apresentação virtual, acrescentando que hoje em dia eles estão vendo "muitas pequenas empresas acessando o mundo on-line pela primeira vez".
Além do Facebook e do Instagram, Zuckerberg revelou que pretende expandir as janelas de vendas futuras para o WhatsApp, Messenger e Instagram Direct, que também são de sua propriedade e nos quais as transações seriam realizadas via chat.
Apesar de ser uma ferramenta gratuita, a empresa espera que o Shops ajude a aumentar seu faturamento, impulsionando a publicidade em suas plataformas, que tem sido duramente atingida pela retração econômica causada pela pandemia.
"Nosso modelo de negócio é a publicidade, então, em vez de cobrar das empresas pelo uso do Shops, sabemos que se o Shops for útil para elas, elas geralmente vão querer comprar mais anúncios e vamos ganhar dinheiro com isso a longo prazo", explicou.
A pandemia de Covid-19 e as consequentes restrições à mobilidade e apelos ao distanciamento social em grande parte do mundo impulsionaram o comércio digital, que aumentou em mais de 90% nos EUA e em 82% na Europa, de acordo com os últimos dados.
O principal beneficiário dessa ascensão tem sido a empresa mais estabelecida no mercado de vendas online, a americana Amazon, embora as empresas que movimentam um menor volume de negócios também tenham passado por grandes aumentos de receita.
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