IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Conselheiros preveem PIB alemão de volta a nível pré-pandemia apenas em 2022

23/06/2020 16h10

Berlim, 23 jun (EFE).- O grupo de especialistas que assessora o governo da Alemanha na área econômica vislumbrou nesta terça-feira uma perspectiva de início da recuperação do país já para os próximos meses, mas ressaltou que o Produto Interno Bruto (PIB) não voltará ao nível pré-pandemia antes de 2022.

Para o grupo, o PIB da Alemanha cairá 6,5% neste ano, dois décimos a mais do que as estimativas do próprio governo, que anunciou vários pacotes de estímulo nas últimas semanas para tentar neutralizar as consequências da Covid-19 sobre a economia.

O conselho consultivo, conhecido como "cinco sábios", corrigiu para baixo a previsão que havia apresentado no final de março em um caráter extraordinário, quando delineou três cenários possíveis, sendo o mais pessimista o de previsão de uma queda em "V", com retração de até 5,4%.

"Está previsto que a pandemia do novo coronavírus cause a pior recessão econômica desde a fundação da República Federal da Alemanha. No entanto, esperamos que a recuperação comece já no verão (do hemisfério norte)", disse o presidente do conselho, Lars P. Feld.

Até 2021, os "sábios" preveem uma recuperação gradual, com crescimento do PIB de 4,9%, de modo que a economia alemã não será restaurada ao patamar de antes da pandemia até 2022. A taxa de desemprego, segundo o conselho, terá trajetória semelhante depois de piorar nos próximos meses.