IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Pedidos de auxílio desemprego nos EUA chegaram a 1,1 milhão na última semana

20/08/2020 16h24

Washington, 20 ago (EFE).- O Departamento de Trabalho dos Estados Unidos anunciou nesta quinta-feira que o número de pedidos de auxílio desemprego na semana passada apresentou alta e saltou de 963 mil para 1,1 milhão.

Esta foi a segunda semana em que mais de 16 milhões de trabalhadores independentes e terceirizados ficaram sem o subsídio semanal de US$ 600 (R$ 3,3 mil), autorizado pelo programa de emergência criado em março para combater os efeitos da pandemia da Covid-19.

O informe de hoje indica que a média de solicitações do subsídio convencional, em quatro semanas, foi de 1,17 milhão, na semana encerrada em 15 de agosto. Sete dias antes, o índice era de 1,25 milhão.

Na semana concluída em 8 de agosto, havia 14,8 milhões de pessoas recebendo os pagamentos do auxílio desemprego nos Estados Unidos, contra 15,4 milhões da semana anterior.

Em 8 de agosto, pela primeira vez, o número de solicitações ficou abaixo de 1 milhão, após uma alta sem precedentes históricos na última semana de março, quando o número chegou a 6,8 milhões.

Em outro relatório do Departamento de Trabalho, é indicado que os Estados Unidos perderam 22 milhões de empregos em março e abril deste ano. E que, houve recuperação de 9,3 milhões de postos de trabalho nos últimos três meses.

Atualmente, democratas e republicanos não conseguiram chegar em apoio sobre a prorrogação do programa federal de emergência, promulgado há cinco meses pelo presidente Donald Trump, que garante o pagamento do auxílio desemprego.