Airbus planeja aviões movidos a hidrogênio para 2035
A Airbus, atravessando uma grave crise financeira devido à queda da atividade devido à pandemia da covid-19, apresentou ontem um plano ambicioso que aposta no hidrogênio como fonte de energia e espera ter o primeiro avião comercial com emissão zero de poluentes para o ano de 2035.
O gigante europeu da aviação possui atualmente três conceitos dos quais surgirá a futura aeronave, cada um dos quais, segundo um comunicado, "explora diferentes soluções tecnológicas e configurações aerodinâmicas".
"É a mudança mais emocionante que a aviação já conheceu", disse o vice-presidente responsável pelo programa de emissões zero, Glenn Llewellyn, em seu comunicado à imprensa, reconhecendo que "ainda há muito trabalho a ser feito".
O primeiro conceito, com alcance de mais de 2 mil milhas náuticas (mais de 3,5 mil quilômetros) e capacidade para entre 120 e 200 passageiros, está sendo projetado para cobrir rotas transcontinentais e é movido por um motor de turbina a gás modificado que funciona por combustão de hidrogênio.
O segundo, com até 100 passageiros, usaria motor turboélice, ao invés de turbofan como antes, e seria também alimentado por combustão de hidrogênio em motores de turbina a gás modificados.
O terceiro, com até 200 passageiros, é o mais revolucionário visual e arquitetônico, pois traria para a aviação comercial o conceito de asa voadora, usado até agora apenas em aeronaves experimentais ou no bombardeiro americano B-2.
As imagens geradas por computador deste conceito divulgadas à imprensa mostram como as asas se fundem com uma fuselagem "excepcionalmente larga", permitindo múltiplas opções para armazenamento e distribuição de hidrogênio e configuração de cabine.
Os três projetos da Airbus estão agrupados sob o codinome "ZEROe" e o consórcio aeronáutico está confiante de que dentro de três a cinco anos, o andamento das investigações lhe permitirá saber em qual das três ideias apostará no futuro.
O fabricante europeu conta com os avanços da sua própria indústria e do setor espacial e automotivo, mas é evidente que sua implementação não depende apenas deles, mas também da colaboração de parceiros públicos e privados e de todos os atores envolvidos na aviação.
"Acreditamos que é viável se fizermos as coisas bem e se a indústria evoluir conosco", acrescentou o vice-presidente Executivo de Engenharia, Jean-Brice Dumont.
O investimento necessário ainda não está especificado, mas está estimado em várias dezenas de bilhões de euros. À medida que outros participantes contribuem para a expansão dessa tecnologia, a Airbus espera que o custo de desenvolvimento diminua gradualmente.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.