Americanos são indiciados por suposta colaboração na fuga de Ghosn
Os procuradores afirmam que Michael Taylor, de 60 anos e ex-integrante das Forças Especiais americanas, e seu filho Peter, de 28, ajudaram o ex-presidente da Renault-Nissan a fugir do Japão em dezembro de 2019 enquanto o brasileiro estava em liberdade com a condição de não sair do país.
Ambos foram detidos pelas autoridades japonesas no dia 2 de março, ao entrarem no Japão, após terem sido extraditados dos EUA a pedido de Tóquio.
De acordo com o Ministério Público, os suspeitos facilitaram a fuga de Ghosn de sua casa, onde o empresário estava submetido a videovigilância, o esconderam em um baú para driblar os controles de segurança no aeroporto de Osaka e contribuíram para que ele chegasse a Beirute, em um avião privado, depois de uma escala na Turquia.
Ghosn foi preso em Tóquio no dia 19 de novembro de 2018 e acusado de irregularidades financeiras durante o período em que administrou a Nissan, entre outras acusações.
O empresário, que tem tripla nacionalidade (brasileira, francesa e libanesa), permaneceu no Líbano desde a sua fuga, meses antes do início do julgamento, afirmou que é inocente de tudo pelo que é acusado e atribuiu a sua detenção em Tóquio a disputas internas na Nissan.
Ghosn foi chamado para depor no Líbano após a emissão de um alerta vermelho da Interpol sobre o fugitivo, a pedido do Japão, que também solicitou a extradição, embora isto pareça improvável devido à inexistência de um acordo bilateral entre os países.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.