PUBLICIDADE
IPCA
+0,53 Jun.2021
Topo

Sobe para 12 número de mortos em desabamento de prédio nos EUA

29/06/2021 03h15

Miami, 29 jun (EFE).- As autoridades relataram nesta terça-feira a descoberta de um novo corpo no local do desmoronamento parcial de um edifício residencial na cidade de Surfside, no condado de Miami-Dade, e com isso o número de mortes confirmadas até agora subiu para 12.

A prefeita de Miami-Dade, Daniella Levine Cava, declarou em entrevista coletiva que, com mais esse óbito confirmado, agora restam 149 desaparecidos após o colapso da última quinta-feira.

O número de pessoas localizadas foi corrigido para 125, após uma revisão e contraste de dados, que são obtidos de diferentes fontes, disse Levine Cava ao final do sexto dia de busca nos escombros.

Parte do edifício de 12 andares Champlain Towers South, inaugurado em 1981, desmoronou na madrugada da última quinta por razões até agora indeterminadas.

De acordo com o que foi relatado em abril pela presidência da associação de moradores, a deterioração do concreto armado havia avançado significativamente em comparação com 2018, ano do último relatório feito por engenheiros e que já apontava problemas estruturais.

Na segunda coletiva do dia, o prefeito de Surfside, Charles Burkett, afirmou que US$ 1,9 milhão em doações foram arrecadados até agora para ajudar as pessoas afetadas pelo desmoronamento. Na entrevista, também foi dito que a melhor maneira de ajuda-las é doar dinheiro.

As autoridades pediram também para que as pessoas que quiserem ser voluntárias nos trabalhos de buscas façam um cadastro pela internet antes de irem ao local do colapso.

Foi mencionada ainda a possibilidade de uma tempestade tropical ou furacão chegar nesses dias à Flórida e que serão estudadas medidas para proteger os socorristas, que tiveram que trabalhar na chuva em vários dos dias da operação.

Burkett disse que os trabalhadores não entrarão mais na parte do prédio que ainda está de pé por razões de segurança, e os responsáveis pelas equipes de resgate revelaram que estão pensando em adicionar uma equipe às oito existentes caso ocorram condições climáticas extraordinárias.