IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Dólar atinge maior valor no ano no mercado informal da Argentina

09/09/2021 03h02

Buenos Aires, 8 set (EFE).- O preço do dólar no mercado informal na Argentina atingiu nesta quarta-feira seu nível mais alto neste ano.

O "dólar blue", como é conhecida no país a moeda americana negociada informalmente, aumentou subiu 3,50 pesos e era vendido a 187 pesos, o maior patamar desde outubro do ano passado (195 pesos).

Já o preço do dólar no mercado formal de varejo, onde as operações são limitadas por várias restrições impostas pelas autoridades argentinas, também subiu nesta quarta. No estatal Banco Nación, a moeda americana encareceu 25 centavos e era vendida a 103,25.

Analistas de mercado observaram que as pressões ascendentes no mercado de câmbio da Argentina tendem a crescer com a aproximação das eleições primárias de domingo e do pleito legislativo programado para novembro, à medida que os investidores se contagiam com as incertezas sobre a direção da economia local.

"Como é habitual nas fases eleitorais, se nota uma procura mais acelerada nas referências mais livres do dólar", afirmou nesta quarta-feira o economista Gustavo Ber, diretor da consultora Estudio Ber.

O Banco Central argentino mantém um controle mais forte no mercado atacadista, onde a moeda subiu na quarta-feira apenas 2 centavos, para 98,01 pesos por unidade.