México adotará represálias caso EUA aprovem créditos para carros elétricos
"Caso a proposta seja aprovada e os créditos fiscais sejam implementados, o México recorrerá aos instrumentos legais à sua disposição para fazer valer os nossos direitos", comentou a secretária em entrevista coletiva.
Clouthier afirmou que o governo mexicano está "avaliando todos os tipos de retaliação", como a imposição de tarifas "onde mais dói" aos Estados Unidos.
Segundo ela, o Senado americano debaterá em 13 de dezembro uma proposta de créditos fiscais até US$ 12.500 para veículos elétricos fabricados nos EUA.
"Esta proposta discriminaria as exportações mexicanas de veículos elétricos e nos colocaria em desvantagem em relação aos veículos produzidos nos Estados Unidos", argumentou.
A secretária considerou esta proposta "inconsistente" com as obrigações dos EUA no acordo com México e Canadá, a Organização Mundial do Comércio (OMC) e a "integração produtiva da América do Norte".
"Não é aceitável que sejamos parceiros quando é conveniente para mim e quando não é, eu aplico o caminho obscuro", criticou.
Além disso, Clouthier advertiu que esta iniciativa "aumentaria exorbitantemente" a migração para os Estados Unidos devido a uma eventual perda de empregos no setor autobilístico no México.
Segundo o Ministério da Economia, a indústria de automóveis representa 4% do PIB mexicano, 25% das exportações e um milhão de empregos diretos no México. EFE
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.