Usina nuclear de Chernobyl fica sem energia elétrica
"Como resultado das ações hostis dos ocupantes russos, a usina nuclear de Chernobyl ficou completamente sem eletricidade. Os combates continuam, motivo pelo qual atualmente é impossível realizar trabalhos de reparação e restabelecer o fornecimento elétrico", detalhou o operador ucraniano em mensagem divulgada pela agência "Ukrinform".
A empresa de energia assegura que acompanha de perto a situação e informará se houver mudanças na usina, que protagonizou o maior acidente nuclear da história da Europa.
Segundo o governo de Kiev, o Exército russo violou os requisitos de segurança radiológica na usina nuclear quando a ocupou junto à chamada zona de exclusão.
O diretor geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Rafael Grossi, disse na terça-feira que estava muito preocupado com o estresse e o cansaço dos funcionários que trabalhavam nas antigas instalações, que não pararam desde 24 de fevereiro, quando começou a invasão russa.
Grossi fez as observações após o órgão regulador ucraniano ter informado a AIEA que os 210 técnicos e guardas que trabalham no local não conseguiram fazer rodízio e que "a situação deles está piorando".
A antiga usina nuclear, localizada em uma zona de exclusão devido à radioatividade do acidente de 1986, inclui reatores desativados, além de instalações de resíduos radioativos. EFE
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.