Chefe do BC da Rússia dá aval a fusão de 3 bancos sancionados
As instituições em questão são o VTB, segundo maior banco russo, Otkritie, e o Banco Comercial Nacional Russo (RNKB), sediado na península da Crimeia.
"Em nossa opinião, essa é uma solução razoável", disse Nabiulina em uma entrevista coletiva ao ser perguntada sobre a possível fusão dos três bancos controlados pelo Estado e que, segundo o jornal "Kommersant", já foi aprovada pelo presidente russo, Vladimir Putin.
Ela esclareceu que a forma da operação "ainda está em discussão".
Segundo o "Kommersant", Andrei Kostin, presidente do VTB, propôs ao primeiro-ministro russo, Mikhail Mishustin, a fusão dos três bancos, o que lhes permitiria não só economizar com agências e custos de pessoal, como também colocar um grande banco federal na Crimeia.
Segundo a agência de notícias russa "Interfax", os três bancos têm 22,9 trilhões de rublos (US$ 318,162 bilhões) em ativos e um capital somado de 2,24 trilhões de rublos (cerca de US$ 31 bilhões), dos quais mais de 85% pertencem ao VTB.
A governadora do BC russo afirmou na coletiva que na atual situação econômica as fusões são inteiramente possíveis e que haverá grandes mudanças no setor bancário do país.
"Mas, para nós, deve ser uma prioridade que os bancos privados continuem a se desenvolver e que os investidores privados tenham a possibilidade de ter uma participação em alguns bancos estatais", disse. EFE
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.