Bolsas

Câmbio

Inflação ao consumidor avança 5,3% em abril na comparação anual na África do Sul

Johannesburgo

O índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) da África do Sul teve crescimento de 5,3% em abril, na comparação com igual mês do ano passado. Trata-se da primeira vez desde agosto passado que a inflação no país retornou à meta do Banco Central da África do Sul, que é de entre 3% e 6%.

Em março, a inflação anual havia ficado em 6,1%. Em abril houve desaceleração inflacionária, devido aos preços mais baixos de alimentos e transportes, informou o escritório de estatística da África do Sul.

O BC sul-africano, que mantém sua taxa de recompra em 7% desde o ano passado, tem relutado em cortar os juros, apesar do crescimento econômico modesto. Em entrevista no mês passado, o presidente da instituição, Lesetja Kganyago, disse que cortes de juros não são considerados no momento, já que a inflação não estava na meta. Embora o BC houvesse previsto que a inflação voltaria à meta no segundo trimestre, Kganyago disse que os preços precisam desacelerar por um período sustentável antes de haver ajustes na política. Fonte: Dow Jones Newswires.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos