Bolsas europeias caem com dados negativos da região e digerindo decisão do Fed

São Paulo

Os principais índices acionários europeus operam em queda nesta quinta-feira, influenciados por dados negativos do Reino Unido e da zona do euro e também após a decisão de juros do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), ontem à tarde.

Por volta das 7h39 (de Brasília), o índice FTSE-100 da bolsa de Londres caía 0,78%, o CAC-40 de Paris recuava 1,08% e o DAX da Frankfurt cedia 0,99%. Em Milão, o FTSE-Mib baixava 0,71%, o Ibex-35 da bolsa de Madri tinha recuo de 1,34% e o PSI-20 de Lisboa apontava queda de 0,74%.

O sentimento em relação às ações foi prejudicado após a divulgação da balança comercial da zona do euro em abril, que apontou superávit de 19,6 bilhões de euros, menos que os 22,2 bilhões de euros em março. As exportações tiveram recuo de 2,1% e as importações caíram 0,8% na mesma comparação mensal, o que sugere que o comércio não deve impulsionar o crescimento econômico no segundo trimestre na região, como tem sido a tendência recente.

No Reino Unido, as vendas no varejo caíram 1,2% em maio na comparação com abril, baixa maior que a prevista por analistas consultados pelo Wall Street Journal, que estimavam queda de 1,0%.

Logo após o dado britânico, a libra tocou a mínima do dia, a US$ 1,2704.

Separadamente, pesa também a sinalização dada ontem pelo Fed após sua reunião de política monetária. A instituição rebaixou a perspectiva de inflação este ano, mas elevou a do Produto Interno Bruto (PIB) e afirmou que vai prosseguir com a intenção de elevar mais uma vez os juros em 2017.

"A mensagem que tivemos foi que o Fed espera dados econômicos melhores nos próximos meses para continuar elevando os juros. No entanto, investidores continuarão céticos quanto a apertos no curto prazo", afirmou Charalambos Pissouros, analista sênior da IronFX, em nota. (Marcelo Osakabe, com informações da Dow Jones Newswires)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos