IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Preços nos supermercados paulistas caem 0,41% em março, mostra Apas

Dayanne Sousa

São Paulo

16/04/2018 10h52

Os supermercados do Estado de São Paulo registraram nova queda de preços em março, segundo mês consecutivo de recuo, de acordo com dados da Associação Paulista de Supermercados (Apas). O Índice de Preços dos Supermercados (IPS), calculado pela Apas/Fipe, apresentou queda de 0,41% em março após recuo de 1,07% em fevereiro.

A persistência na deflação de alimentos é considerada uma notícia ruim para os resultados das varejistas, porque há um encolhimento na receita sem que os custos sejam reduzidos na mesma velocidade. Além disso, o economista da Apas, Thiago Berka, destaca em nota que o consumo ainda sofre em razão dos índices de desemprego elevados.

No acumulado do primeiro trimestre de 2018, os preços de alimentos registram queda de 0,51% nos supermercados paulistas, conforme a Apas. Em doze meses, o recuo nos preços é de 2,13%.

O destaque do mês de março em relação a fevereiro na deflação ficou com as proteínas. A queda dos preços das aves foi de 6,12% enquanto as carnes suínas recuaram 0,46% e as carnes bovinas, 0,43%. Essas reduções tiveram grande peso no índice.