Brasil sobe uma posição em ranking mundial de competitividade
A mudança positiva no PIB e o momento em que os dados foram coletados explicam a melhora da posição em relação a 2017, e a primeira do País desde 2010. Os EUA, por outro lado, têm se mantido no alto do ranking em todos os relatórios, subindo do 4º para o 1º lugar esse ano.
Um fator que qualifica positivamente a competitividade do Brasil é sua capacidade de atrair a atenção de investidores estrangeiros. Segundo a professora do Núcleo de Inovação e Empreendedorismo da FDC, Ana Burcharth, "o Brasil se mantém entre os países com melhor perspectiva de investimento futuro".
Em pesquisa de opinião realizada anualmente junto à comunidade empresarial do País, a partir de uma lista com quinze indicadores, eles deveriam escolher os que consideram ser os mais atrativos da economia brasileira. O dinamismo da economia foi o principal fator, enquanto o fator "competência do governo" aparece em último lugar.
Para a avaliação dos países são analisados quatro fatores de competitividade: performance econômica, eficiência de governo, eficiência empresarial e infraestrutura.
O desempenho econômico brasileiro subiu cinco posições, alcançando a 54ª posição, em razão da melhora de indicadores como atividade local e preços. Enquanto a eficiência do governo se manteve na 62ª posição, a frente somente da Venezuela. Eficiência empresarial e infraestrutura caíram uma posição cada, indo para 50º e 52º lugar, respectivamente.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.