IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Acordo sobre petróleo garante sustentabilidade no longo prazo, diz chefe da Opep

Viena

20/06/2018 06h56

O secretário-geral da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), Mohammed Barkindo, disse nesta quarta-feira que o atual acordo entre o cartel e outros dez grandes produtores para conter a oferta da commodity estabelece a base para "a sustentabilidade do mercado de petróleo no longo prazo".

Pelo acordo que está em vigor desde o início de 2017, Opep e aliados têm procurado reduzir sua produção combinada em 1,8 milhão de barris por dia, numa tentativa de conter um excesso de oferta que vinha pesando nas cotações do petróleo desde 2014.

A princípio, o pacto vigoraria até o fim de dezembro, mas autoridades da Arábia Saudita e Rússia recentemente se declaram favoráveis ao aumento da produção, diante da recuperação que o petróleo vem exibindo desde o ano passado. O assunto será discutido na sexta-feira (22), em reunião de cúpula que a Opep e outros produtores farão em Viena.

Barkindo, no entanto, defendeu hoje que o acordo que restringe a oferta do petróleo seja "institucionalizado". Fonte: Dow Jones Newswires.