Ata do BCE deixa possibilidade de extensão do QE em aberto devido a incertezas
Em uma medida amplamente esperada no mês passado, o BCE disse que "antecipou" a eliminação gradual de suas compras de títulos, conhecidas como flexibilização quantitativa ou QE, até dezembro - um passo significativo no caminho para elevar suas taxas de juros.
No entanto, o BCE disse que não espera iniciar a elevação das taxas de juros de curto prazo, atualmente em -0,4%, antes do verão de 2019 - uma medida que ajudou a conter a reação dos mercados financeiros ao fim de um grande programa de estímulo.
A ata da reunião, que ocorreu nos dias 13 e 14 de junho, apontou também que as autoridades estão preocupadas com sinais de desaceleração econômica da zona do euro e ameaças decorrentes do "aumento do protecionismo, tensões geopolíticas e novos riscos no mercado financeiro".
"Dada a incerteza predominante, considera-se prudente deixar o fim das aquisições de ativos líquidos ainda condicionado aos dados recebidos", disse a ata.
Os dirigentes disseram também "que a política monetária tinha que permanecer paciente, prudente e persistente", mostrou a ata. Fonte: Dow Jones Newswires.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.