IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

PIB mensal calculado pelo Itaú Unibanco sobe 1,4% em junho

Maria Regina Silva

São Paulo

14/08/2018 12h28

A atividade econômica voltou a subir em junho após o recuo de 1,2% em maio, conforme o PIB mensal Itaú Unibanco (PM-Itaú). O índice apresentou expansão de 1,4% no sexto mês do ano ante o anterior. Na comparação com junho de 2017, sem ajuste, houve crescimento de 1,6%. No segundo trimestre, o indicador fechou com alta de 0,5% em relação ao período imediatamente anterior (0,3%). O resultado superou a projeção de 0,3% para o PIB do segundo trimestre.

"Com o resultado de 1,4%, o indicador voltou ao nível de abril anterior à paralisação dos caminhoneiros, porém, sem compensar o que deixou de ser produzido em maio", analisa a nota assinada pelos economistas Artur Manoel Passos e Alexandre Gomes da Cunha.

Para julho, o banco estima ligeira elevação de 0,2% do PM-Itaú, com base em indicadores coincidentes já divulgados. Segundo a instituição, os principais dados mensais indicam um quadro de normalização. O Itaú menciona a produção industrial, que voltou aos patamares anteriores à paralisação dos caminhoneiros, mas insuficiente para repor as quedas do quinto mês do ano.

"A receita real do setor de serviços compensou parte das perdas ou seja, apresentou valor ligeiramente acima do observado em abril, e as vendas no varejo no conceito ampliado cresceram em junho, mas sem voltar ao mesmo nível de abril", menciona.