IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Ferreira: importância do PL das distribuidoras vai além da Eletrobras

Luciana Collet e Fernanda Guimarães

São Paulo

30/08/2018 19h05

O presidente da Eletrobras, Wilson Ferreira, salientou que atualmente não há qualquer impedimento para o leilão da Amazonas Energia, ou seja, que não existe dependência do projeto de lei (PL) das distribuidoras, que tramita atualmente no Senado.

Ainda assim, o executivo salientou que o projeto tem relevância e o interesse que vai além da Eletrobras. "O projeto tem importância para o mercado de energia", disse, em coletiva de imprensa, lembrando que além de tratar das distribuidoras, o texto aprovado na Câmara também busca resolver uma questão relacionada ao fornecimento de gás para térmicas do Plano Prioritário de Termelétricas (PPT) e ainda propõe uma solução para o imbróglio relacionado o risco hidrológico no mercado de curto prazo de energia, um problema que já acumula uma inadimplência setorial da ordem de R$ 7 bilhões.

Ferreira ainda foi questionado sobre a expectativa da Eletrobras de recuperar os prejuízos ao operar as distribuidoras federalizadas desde 2016, quando os acionistas da companhia decidiram devolver a concessão e a empresa foi designada para manter o serviço até a realização do leilão. O executivo disse que o entendimento é de que a empresa possui direito à neutralidade referente ao período de designação e que se houver desempenho negativo nesse período a companhia buscará reparação junto ao poder concedente. "Sem dúvida, temos uma missão de fazer a entrega das distribuidoras e na parte do trabalho de conclusão teremos naturalmente de comprovar despesas feitas à luz das tarifas e dos encargos que recebemos. A diferença disso será objeto de manifestação da companhia."