IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Petrobras diz que não encontrou mais óleo vazado no mar pela P-58

Denise Luna

Rio

25/02/2019 17h37

A Petrobras informou que não encontrou óleo no mar decorrente do vazamento ocorrido durante operação de transferência de petróleo da plataforma P-58 para um navio petroleiro, no Parque das Baleias, no Espírito Santo, no último sábado. Segundo a estatal, ainda não foi descoberta a causa do rompimento de um mangote que provocou o acidente que lançou no mar 260 mil litros de petróleo, a 80 quilômetros da costa capixaba. A empresa fez um sobrevoo no início da tarde desta segunda-feira no local do acidente.

O vazamento ocorreu na madrugada de sábado pelo rompimento do mangote (mangueira que liga a plataforma ao navio aliviador) durante operação de transferência de óleo. Segundo a Petrobras, o vazamento foi interrompido imediatamente e foi rapidamente contido. "Não houve vítimas nem impacto para a operação, e a plataforma permanece em condição segura", afirmou a Petrobras em nota. A comissão interna de investigação e análise, criada no sábado (23/2), prossegue apurando as causas do acidente, completou.

De acordo com o Ibama, a mancha de óleo que havia sido detectada no sábado tomou direção contrária à costa e se dispersou no oceano. O órgão não soube informar se haverá multa para a estatal pela poluição ocorrida na região.