PUBLICIDADE
IPCA
1,35% Dez.2020
Topo

Banco do Canadá: impacto do coronavírus será forte, mas temporário

André Marinho

17/03/2020 14h10

O Banco do Canadá (BoC, na sigla em inglês) concluiu que, embora seja difícil mensurar a duração e a intensidade da pandemia de coronavírus, os efeitos econômicos devem ser temporários. É o que mostra comunicado divulgado nesta terça-feira, 17, referente à reunião extraordinária de política monetária na última sexta-feira, na qual a instituição decidiu cortar a taxa básica de juros em 50 pontos-base, para 0,75%.

"Reconhecemos que manter a disponibilidade de crédito para empresas e famílias canadenses é da maior importância para apoiar a economia por meio de uma forte choque temporário dessa natureza", destaca a nota.

Segundo o comunicado, o BoC decidiu anunciar o corte de forma extraordinária para ajudar a criar um pacote coordenado de medidas domesticamente. No mesmo dia, o governo canadense divulgou uma série de medidas, como restrições de voos internacionais no país.

"O Conselho está pronto para ajustar sua política e lançar novas ferramentas, se necessário, para apoiar o crescimento econômico e manter a inflação dentro da meta", disse a autoridade monetária.

O BC canadense também revelou que está trabalhando de forma coordenada com representantes de outros países.