Índice de consumo das famílias cai 21,6% em maio, diz FecomercioSP
O indicador considera os dados mais recentes das consequências da crise ocasionada pela pandemia de covid-19.
O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) também recuou em maio. Caiu 13,5% para 96,8 pontos em maio, ante os 112 pontos no mês imediatamente anterior.
"O brasileiro não tem o costume de guardar e investir dinheiro, além disso, a renda do consumidor diminuiu visivelmente neste período turbulento e os valores que entram são destinados para consumo de itens essenciais e pagamentos de contas e dívidas", avaliam os economistas da FecomercioSP.
Assim, dizem eles, os números também apontam que apenas 7,6% das famílias pretendem adquirir algum tipo de crédito nos próximos três meses. É o menor patamar desde setembro de 2019, quando a pergunta foi inserida na pesquisa. Desses, 26,3% comentaram que devem pagar contas e dívidas com o valor adquirido, acima dos 17,6% de abril.
Com essa retração da economia, a proporção de endividados caiu em maio e foi para 60,5%, ante os 63,7% de abril, uma vez que houve baixa na intenção do consumo e retenção de crédito por parte das instituições financeiras.
A porcentagem de inadimplentes passou de 21,6% para 18,7% em maio; e os que já afirmam que não terão condições de pagar a dívida em atraso durante o mês de maio passou de 8,9% para 8,4%.
Como grande parte do comércio está de portas fechadas em decorrência da quarentena - e o crescimento da modalidade de consumo online -, 71,1% dos entrevistados afirmam utilizar o cartão (crédito ou débito) como meio de pagamento, 7,5 pontos porcentuais superior que os 63,6% de abril.
Icea
A queda de 13,5% em maio do ICC foi determinada pelos recuos 33,3% do Índice das Condições Econômicas Atuais (Icea) em relação a abril e do recuo de 33,7% na comparação com maio do ano passado.
Também contribuiu para a queda do ICC em maio o recuo de 3,3% do Índice de Expectativas do Consumidor (IEC) em relação a abril a queda de 9,2% comparativamente a maio de 2019.
Os dados da FecomerioSP foram coletados de aproximadamente 2,1 mil consumidores no município de São Paulo.
O objetivo é identificar o sentimento dos consumidores levando em conta suas condições econômicas atuais e suas expectativas quanto à situação econômica futura.
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