IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Câmara aprova projeto que suspende pagamentos do Minha Casa, Minha Vida

Parcelas "pausadas" deverão ser quitadas depois do prazo do financiamento original - Getty Images/iStockphoto/FG Trade
Parcelas "pausadas" deverão ser quitadas depois do prazo do financiamento original Imagem: Getty Images/iStockphoto/FG Trade

Emilly Behnke

Brasília

20/07/2020 21h53

Deputados aprovaram na noite de hoje projeto que permite suspender o pagamento de parcelas do programa Minha Casa, Minha Vida por 180 dias em função da pandemia da covid-19. O texto aprovado foi o substitutivo do deputado Gutemberg Reis (MDB-RJ), que seguirá agora para a análise dos senadores.

A medida vale para os beneficiários da faixa 1, aqueles com renda familiar mensal até R$ 1.800, e que usaram no financiamento recursos do FAR (Fundo de Arrendamento Residencial) ou do FDS (Fundo de Desenvolvimento Social).

As parcelas "pausadas" deverão ser quitadas depois do prazo do financiamento original. Pelo projeto, contudo, o total de parcelas do programa que serão adiadas, a ser suportado pelo Tesouro Nacional, será limitado a R$ 215,4 milhões.

A proposta também adia para dezembro de 2020 o vencimento da parcela anual de beneficiários com operações enquadradas no PNHR (Programa Nacional de Habitação Rural).