PUBLICIDADE
IPCA
+0,53 Jun.2021
Topo

China: PMI industrial desacelera a 53 em dezembro, de 54,9 em novembro

Cícero Cotrim

São Paulo

04/01/2021 07h30

O Índice de Gerente de Compras (PMI, na sigla em inglês) industrial da China desacelerou a 53,0 pontos em dezembro, de 54,9 em novembro, informaram nesta segunda-feira (4) a IHS Markit e a Caixin. Quando acima de 50 pontos, o PMI indica expansão na atividade em relação ao mês anterior.

"Em dezembro, o impacto negativo da pandemia na economia doméstica arrefeceu e a indústria de transformação continuou a se recuperar", afirmou o economista sênior da Caixin Wang Zhe, em nota. "Em termos de tendência, esperamos que a recuperação da economia na era pós-epidemia continue por vários meses e que os indicadores macroeconômicos sejam mais fortes nos próximos seis meses, levando em conta a baixa base da primeira metade de 2020."

Os índices de produção e novos pedidos cederam em relação a novembro, mas permaneceram acima dos 50 pontos, segundo a pesquisa. O aumento dos preços de commodities levou o indicador de custos de insumos ao nível mais alto desde dezembro de 2017 e o indicador de preços dos produtos para o maior nível desde junho de 2018. O indicador de empregos ficou levemente abaixo dos 50 pontos, indicando estabilidade.