IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Movimento do comércio cai 2,5% em janeiro e 5,3% em 12 meses, diz empresa Boa Vista

Movimento do comércio cai 2,5% em janeiro e 5,3% em 12 meses, diz empresa Boa Vista -                                 FILIPE JORDãO/JC IMAGEM
Movimento do comércio cai 2,5% em janeiro e 5,3% em 12 meses, diz empresa Boa Vista Imagem: FILIPE JORDãO/JC IMAGEM

Milena Tomaz, especial para a AE

São Paulo

25/02/2021 18h11

O movimento do comércio caiu 2,5% em janeiro de 2021 na comparação mensal dessazonalizada, de acordo com o Indicador Movimento do Comércio, apurado pela empresa Boa Vista. No acumulado de 12 meses, houve queda de 5,3%. Já em relação ao mesmo período do ano passado, o recuo é de 8,3%.

O aumento nas vendas online sobre o varejo total nos últimos meses - que representa, aproximadamente, 10% das vendas do varejo -, não foi o suficiente para evitar a terceira queda mensal seguida, atribuída à crise provocada pelo novo coronavírus.

"Espera-se que a trajetória atual observada na curva de longo prazo seja revertida à medida que avança o processo de imunização da população e, consequentemente, a atividade econômica passa a ter novo fôlego para deixar os tempos de crise para trás", escreveram os analistas no documento.

O Índice Movimento do Comércio é feito a partir da quantidade de consultas à base de dados da empresa Boa Vista por organizações do setor varejista.