IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

OCDE melhora previsões para PIB do Brasil e projeta crescimento de 3,7% em 2021

OCDE passou a ver alta de 3,7% no PIB brasileiro em 2021, contra previsão de 2,6% anteriormente - Getty Images
OCDE passou a ver alta de 3,7% no PIB brasileiro em 2021, contra previsão de 2,6% anteriormente Imagem: Getty Images

André Marinho

São Paulo

09/03/2021 07h53

A OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) melhorou suas previsões para o desempenho da economia do Brasil nos próximos anos.

Em relatório sobre perspectivas, a entidade informou que elevou a projeção para o crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) do país em 2021, de 2,6% na estimativa de dezembro para 3,7% na atual. Já a expectativa de expansão em 2022 passou de 2,2% para 2,7%.

No documento, a organização destaca que a maior economia da América Latina é um dos países que planejam a continuação de programas de apoio à renda, referindo-se ao auxílio emergencial. Também pontua que a recuperação de emergentes tem ocorrido de forma "relativamente rápida" em muitos emergentes.

No entanto, a OCDE enxerga riscos no horizonte dessas nações, entre eles o aperto das condições fiscais, a ressurgência do coronavírus e a saída de capitais, em meio ao avanço dos juros dos Treasuries.

"Para muitas economias emergentes e em desenvolvimento, o risco de uma distribuição de vacinas mais lenta do que o esperado é uma preocupação imediata que poderia diminuir os gastos com consumo", explica.