Argentina lança medidas para conter preços, após maior inflação em 18 meses
Segundo o comunicado, o "esquema promove a eficiência, a concorrência e o aumento da oferta de produtos nas diversas áreas de atividade econômica". Entre as medidas está o aumento das restrições de exportação da carne bovina, tendo em vista o abastecimento local, e novos acordos para a venda de proteínas "a preços acessíveis". Ainda em alimentação, haverá a oferta de uma cesta básica de frutas e verduras em valores fixados.
Outro ponto abordado são os eletrônicos, com a manutenção dos preços atuais de equipamentos como celulares e televisões até outubro. Na fiscalização do cumprimento das medidas, a administração anuncia 500 novos fiscais.
Segundo o comunicado, "a inflação no primeiro trimestre do ano manteve-se em níveis elevados", e o "governo busca uma redução gradual e consistente". "Os instrumentos do programa econômico continuarão alinhados para evitar que a dinâmica observada no primeiro trimestre se replique nos demais meses do ano", afirma, com "alguns dos desvios observados nestes meses requerem atenção imediata".
O Orçamento de 2021 do governo projeta inflação de 29% em todo o ano atual. O resultado também preocupa pois o país deve ter ainda no segundo trimestre rodadas de negociações para reajustes salariais entre empresas e sindicatos, aponta o Cronista, com o governo até então pedindo que as duas partes tivessem como foco uma inflação anual de 29%, o que agora parece mais distante.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.