Logo Pagbenk Seu dinheiro rende mais
Topo

Guedes diz estar confiante em solução para aprovação da PEC dos Precatórios

Paulo Guedes diz estar confiante em solução para aprovação da PEC dos Precatórios - Adriano Machado/Reuters
Paulo Guedes diz estar confiante em solução para aprovação da PEC dos Precatórios Imagem: Adriano Machado/Reuters

Eduardo Rodrigues, Lorenna Rodrigues e Camila Turtelli

Brasília

21/09/2021 13h12Atualizada em 21/09/2021 17h26

O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse nesta terça-feira, 21, estar confiante em solução para possibilitar a aprovação da PEC dos Precatórios, viabilizando o espaço no teto de gastos do próximo ano para acomodar o pagamento do Auxílio Brasil - o novo programa social do governo federal.

"O espaço fiscal está na PEC dos Precatórios que havíamos enviado e naturalmente evoluções vão acontecer pelo processo político. Queremos atender o duplo compromisso da responsabilidade social com responsabilidade fiscal. Esse difícil equilíbrio é que é a arte da política, que é a arte de fazer escolhas. Estamos caminhando muito bem pelo resultado da reunião de hoje", afirmou o ministro, após o encontro com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG). "Estou muito confiante no Congresso e no Supremo Tribunal Federal de que vamos conseguir manter o compromisso com a responsabilidade social", completou.

Guedes argumentou que o aumento da inflação reforça a necessidade de um programa social mais robusto.

"Temos que lançar uma camada de proteção, com recursos para um Bolsa Família aumentado para minimizar os impactos que a guerra contra a pandemia trouxe. Tivemos aumento do preço da comida, crise hídrica, uma série de pressões inflacionárias, e precisamos proteger as camadas mais vulneráveis. O Bolsa Família precisa ser fortalecido dentro de um programa mais amplo", alegou o ministro.